quarta-feira, 1 de julho de 2009

Em outro ônibus boliviano

Viajar de ônibus nos faz aprender algumas coisas. Minhas idas e vindas para Campinas, por exemplo, foram verdadeiras vacinas. Aprendi escolher a melhor poltrona, fugir de divisórias das janelas ou das asas do avião, assim como me comportar diante de salgados gordurosos, crianças chorosas ou muambeiros que pedem contribuição para a caixinha. Enfim, ensinamentos.

Da Bolívia também trouxe experiências – não economizar dinheiro na escolha do ônibus, principalmente. Há casos, é claro, em que não temos escolha, como foi no dia da tortura. Mas em outros, vale a pena se desfazer de uns bolivianos a mais por uma poltrona mais cômoda.

Meus novos amigos de viagem pensavam o mesmo quando escolhemos o ônibus de Potosí à próxima parada, La Paz. Como Marco e Ben também iriam para a capital, tratei de reservar as três passagens para nós três, na recepção do próprio hostel. Ao menos por mais uma cidade, seguiríamos viagem juntos.

A diferença é pequena, bobagem economizar, disse Ben em outras palavras. Pegamos um táxi, em três sai barato, e seguimos para a rodoviária. Pela janela do carro pequeno, vimos os amigos franceses e suas mochilas nas costas. Iam a pé.

Na rodoviária, aquela bagunça. Atraso dos ônibus e apreensão para saber a qualidade do nosso carro. Minhas pernas latejavam só em pensar na possibilidade de uma outra viagem sofrível. Esperávamos um tal Copacabana MEN, e, a cada vez que um ônibus estacionava, achávamos que era o nosso.

A estação estava apinhada de policiais. Tinha ouvido histórias de que não eram raros os roubos por ali. Cruzamos novamente com os franceses e trocamos uns últimos abraços. Também falei com dois gaúchos que seguiam o mapa boliviano na direção norte.

Marco colocou sua mochila de capa amarelada no chão. Fizemos um montinho. Ben foi buscar uns pães. Fome. Pude conhecer melhor o argentino e o norte-americano. Este mais na dele. Aquele, brincalhão, e de sotaque característico. Os pães chegaram, alguns bons outros nem tanto.

Nosso ônibus também chegou. E, pasme, a viagem foi ótima.

Um comentário:

Vitor disse...

Bem bacana seu blog! Dei uma atualizada no meu e acabei mudando ele para o wordpress. Se puder link meu blog aí no seu: www.victortrotamundo.wordpress.com

Abraxx